Para quem necessita apenas de água quente, é a solução mais económica e barata. Trabalha apenas com radiação solar. São dispensáveis quaisquer acessórios como bombas de circulação ou sondas.
Como funciona o Sistema em Termossifão?
A radiação solar incide sobre o colector solar, penetrando no seu interior.
Existe transferência de calor para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, elevando-se do colector para o depósito.
A permuta é feita para a água de consumo, por intermédio de uma camisa que existe no depósito, processo este chamado na gíria de “banho Maria”, consequentemente o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando–se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares.
Sistema Solar de Circulação Forçada
Para as pessoas que já possuem caldeira para aquecimento central, recuperador de calor ou queira aquecer a piscina, o depósito solar que habitualmente se coloca no interior do edifício, congrega o sistema de aquecimento solar com os sistemas já existentes, dando sempre prioridade ao aquecimento solar – os restantes sistemas apenas interferem quando a energia solar é insuficiente, embora existam situações como um recuperador de calor tradicional em que a dissipação de calor deverá existir sempre.
Como funciona o Sistema de Circulação Forçada?
A radiação solar incide sobre o colector solar, penetrando no seu interior. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem. O fluido quente, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo. A circulação do fluido é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função das temperaturas medidas. Estes sistemas não se aplicam exclusivamente a vivendas. Dispomos igualmente de soluções técnicas para edifícios de apartamentos de vários pisos.
Os sistemas podem também ser utilizados no aquecimento de piscinas, desde que se faça a cobertura do espelho aquático durante a noite e sempre que fora de serviço. Em casos específicos pode apoiar-se o sistema de aquecimento central.
Em qualquer das soluções apresentadas em cima, desde que bem dimensionados os sistemas, a factura energética reduz-se normalmente em 70%.
Soluções Solares Térmicas, novas ou já existentes
Aplicações: